Meus Amigos

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Constelação Familiar? O que será isso?





O QUE É


É uma nova abordagem terapêutica, um processo de cura experiencial que envolve a resolução de problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia. 
A Constelação Familiar é uma intervenção importante para quem deseja trabalhar suas relações amorosas, luto, história familiar de morte precoce, abortos, crimes, suicídio, adoção, comportamento destrutivo, doenças, destinos e acontecimentos pesados e dolorosos.

Constelar é trazer uma imagem que se forma através dos representantes e a partir dessa imagem poderemos identificar quais enredamentos ocorrem no sistema familiar da pessoa e verificar os passos necessários para o processo de reconciliação.

A Constelação Familiar é uma técnica de trabalho onde a pessoa a ser constelada coloca uma questão pessoal e os demais participantes atuam como representantes dos familiares ou demais pessoas presentes na constelação. A energia atua nestes representantes e com o auxílio do facilitador e através da energia do amor atinge um nível de harmonia caminhando para a solução do problema.


I - ORDENS DO AMOR

1ª Ordem - Os pais dão e os filhos tomam.

2ª Ordem - Aquele que recebe, honra a dádiva recebida e a pessoa de quem recebeu.

3ª Ordem - Hierarquia. Como o dar e tomar, ela se desenvolve de cima para baixo, de acordo com a ordem do tempo. Os pais têm precedência sobre os filhos e o primeiro filho sobre o segundo e etc.

"Os filhos não somente têm a seus pais, eles são os seus pais."

# Quando os filhos infringem as ordens acima, eles se punem com o fracasso, sem tomarem consciência da culpa e da conexão. #

# Há uma lei básica no grupo familiar que reconhece a todos o direito de pertencimento. Quando se exclui algum antepassado, alguém mais novo (descendente) no sentido da compensação, identifica-se com o mais velho, inconscientemente. #


# ORDENS DO AMOR: Este amor é sábio. Compensa de forma curativa e, através de boas ações, põe fim aos acontecimentos ruins. #

# Quando um membro do grupo familiar for excluído ou esquecido, a completude pode ser restabelecida na medida em que os excluídos são reconhecidos e respeitados. #


II - ORDENS DO AMOR (entre o homem e a mulher em relação à totalidade que nos sustenta)

1a. Ordem - Que o homem queira a mulher como mulher e a mulher queira o homem como homem.

2a. Ordem - Ambos estejam orientados em função de um terceiro, e que sua masculinidade e feminilidade só se completam num filho.


# DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS CONSCIÊNCIAS #

1ª Consciência Pessoal:

a) Experienciamos como boa ou má. Quando pensamos, sentimos e fazemos algo que não está em sintonia com as expectativas e as exigências das pessoas e grupos aos quais queremos pertencer e frequentemente precisamos pertencer. A boa é o inverso.

b) Bom e mau. A diferenciação do bom e do mau serve, portanto, à sobrevivência dentro do próprio grupo.


2ª Consciência Coletiva:

Efeitos mais fortes que a Consciência Pessoal. É inconsciente para nós. É a família e o grupo. Está a serviço do grupo como um todo, mesmo que para alguns haja que sejam sacrificados.

a)Completude: 1a. Ordem - Todos têm o mesmo direito de pertencer. Se alguém foi excluído, não importam os motivos, um outro membro precisa representar a pessoa excluída.

b) O Instinto: É um instinto grupal que quer salvar e restabelecer a totalidade. Por isso é cega em seus meios.

c) O pertencimento para além da morte. Ninguém é separado de sua família através da morte. Esta consciência também traz de volta os membros mortos para a família, se foram excluídos. Vivos e mortos = família.

d) Quem pertence? Filhos, pais, tios, avós, tios avós, às vezes, bisavós. Também filhos ilegítimos, abortados, natimortos...

e) Só o amor libera: Esta consciência coletiva está a serviço do amor.

3a. Consciência Espiritual:

Os movimentos do espírito são iguais a todos da família. Esse amor não conhece fronteiras.
# LIVRO LANÇADO PELA TERAPEUTA ELOYANA SILVEIRA, EM 2005: " FAMÍLIA- O RESGATE DE SI MESMO". #

Este livro traz a mensagem de que é possível viver uma vida com maior alegria e paz. Enfoca também a riqueza do encontro consigo mesmo através do despertar do valor da família. Nele é focalizado como é possível alcançar a harmonia através das Constelações Familiares.


# A TEORIA DOS CAMPOS MÓRFICOS #

O Campo Mórfico é um padrão que se estende no espaço e no tempo, da mesma maneira que o campo gravitacional do sistema solar não fica somente dentro do sol e dos planetas, mas contém todos eles e coordena seus movimentos. Os Campos Mórficos dos grupos sociais colaboram para a coordenação dos movimentos e atividades dos seres humanos em multidões, times de futebol ou grupos familiares.Os campos sociais ligam entre si todos os membros do grupo e permitem que entre eles se estabeleçam formas de comunicação superiores às dos sentidos comuns.

EXEMPLOS DE CAMPOS MÓRFICOS

1 - Campos Mentais (ver coisas à distância e agir à distância): O Campo Mórfico é um novo tipo de campo que vem se somar aos campos gravitacional, elétrico, magnético e quântico já reconhecidos pela física.

2 - Campos Comportamentais: Organizam o comportamento dos animais, moldando as atividades das células nervosas dentro de seus cérebros.

3 - Campos Sociais: Interligam os membros dos grupos sociais e ajudam a coordenar as atividades deles de tal modo que a sociedade aja como um único organismo.

4 - Campos Morfogenéticos: Ligados ao desenvolvimento dos animais e plantas, que moldam as formas que estes seres vão assumindo enquanto crescem.

# Todos os Campos Mórficos têm certas propriedades em comum e todos contém uma memória intrínseca fornecida por um processo denominado ressonância mórfica. #


CONSTELAÇÕES FAMILIARES

As Constelações Familiares abarcam movimentos que tomam a direção fenomenológica, isto é, nós nos detemos, durante o nosso esforço em abarcar o desconhecido, e dirigimos o olhar, não mais para um determinado objeto palpável, mas sim para um todo. É quando nos deixamos levar diante de um problema, uma tarefa ou gravura, podemos notar como o nosso olhar fica, ao mesmo tempo, pleno e vazio. Em nosso movimento exploratório nós nos detemos e nos retraímos um pouco, até que atinjamos aquele vazio que pode resistir à plenitude e à diversidade. Esse movimento primeiramente se detém e depois se retrai. Ele nos oferece os conhecimentos diferentes daqueles obtidos pelo movimento do conhecimento exploratório. Contudo, ambos se completam.


A VISÃO SISTÊMICA


Os sistemas aos quais pertecemos são movidos tanto por fatores explícitos como por relações inconscientes. Com uma visão sistêmica, o facilitador ou terapeuta de Constelações Familiares, trabalha uma imagem interna, que é espelhada em cenas, com a ajuda de representantes. Este processo amplia visões surpreendentes e orienta novas soluções, ancoradas na aceitação da realidade e no respeito mútuo. Baseado no pensamento sistêmico este método fenomenológico foi criado por Bert Hellinger e recebeu contribuições importantes de Gunthard Weber, Mathias Varga Kibeb, Insa Sparrer e diversos outros estudiosos. Onde as Ordens do Amor são aplicadas, cessa a responsabilidade por injustiças cometidas no grupo familiar. O sucesso acontece quando os mais novos aceitam o que receberam dos mais velhos, apesar de seu preço e os honram (2a. Lei do Amor), independentemente do que fizeram, e quando o passado, bom ou mau, já é passado. Então os excluídos recuperam seus lugares e em vez de nos atemorizarem, abençoam-nos. Quando damos o lugar que merecem em nossa alma, ficamos em paz com eles. E de posse de todos os que nos pertencem, sentimo-nos inteiros e plenos.

E mais: >

Nenhum comentário: