Meus Amigos

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Progresso do Espiritismo

A proposito da questão apresentada pelo amigo Diler:






O espiritismo esta andando lado a lado com a ciência?

A Doutrina Espirita, codificada, estabeleceu bases palmares para a espiritualização do ser humano. Representa os pilares, o alicerce; O Espiritismo por sua vez, como soe natural na humanidade, espalhou-se encontrando eco nos corações e mentes de diversos segmentos do pensamento humano, e ao par disso mesmo, assentou-se conforme a capacidade de entendimento individual, possibilitando assim a reunião de gurpos de pensamentos e necessidades afins.

Como “religião” e ciencia são lados de uma mesma moeda, acredito que caminham sim em par, mesmo que volta e meia, uma tenha que puxar a outra, a semelhança da criança que caminha pegada à mão de um irmão maior, e cujo, que precisa pacientemente emparelhar os passos, para um andar harmonico.A animosidade entre Ciência e espiritualidade parece estar com os dias contados.


O espiritismo tem, desde o seu surgimento, progredido de alguma maneira?

Sim. E de forma tão surpreendente, que hoje se é possivel, perceber o uso do Pentateuco Kardequiano sendo utilizado como materia de estudos sistematicos em diversas religiões espiritualistas, numa ansia de compreender os mecanismos fenomenicos antes adistritos apenas aos eminentemente Espiritas (de carteirinha).

Ou o espiritismo esta de alguma forma “engessado” por conta de que os dirigentes espíritas (alguns) tomaram para si, a definição do espiritismo, aquilo que eles consideram que seja?

Infelizmente esta é uma outra realidade dentro do mundo Espiritista. Mas como pedra parada cria limo e desaparece sob o musgo, espero que o quanto antes despertem e se ponham a caminhar, porque nada mais dinamico que a D.E.!

E "Nada mais forte que uma idéia cujo tempo tenha chegado" Vitor Hugo.


Fonte original:Ideal Espirita Progressista:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=110782454&tid=5566349900409489198

Nenhum comentário: