Meus Amigos

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O adeus ao berço da Umabnda


Nesta casa, ou na que o foi um dia, deu-se o primeiro evento religioso da Umbanda, legítima  religião Brasileira, primeira e única. Isto a 100 anos atras. 
Como patrimonio particular da familia do fundador da umbanda sr. Zélio Ferdinando de Moraes; sobrevivu  até aqui, sem que ninguém atentasse pelo seu valor histórico.

A construções ficou a mercê do tempo, tendo um século inteiro para deteriorar naturalmente sob o olhar de todos. Finalmente foi vendido a um comerciante  português, que prontamente iniciou a demolição do agora casebre em ruína, com o fim de limpo o terreno, erguer no local uma construção, para acomodar o seu comércio.

Foi somente aí que alguém percebeu os fatos e um fragoroso movimento teve inicio entre  os assustados e surpresos umbandistasde todo o país. 
Milhares de artigos inundaram as páginas midiáticas, com alguns pensamentos desencontrados naturalmente, chegando ao ponto de se tentar responsabilisar a prefeita da cidade pela demolição, destacando ser ela uma evangélica. 
Muitos nem sabia da existencia desta casa, mesmo conhecendo a história da Umbanda, principalmente pela recente comemoração do seu centenário em 2008 passado; nem da sua localização exata à  Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo, RJ.

Assim pudemos encontrar artigos como este: “(...)O caminho para evitar a demolição do berço da umbanda passava pela caneta da prefeita Aparecida Panisset. Um decreto poderia ter desapropriado o imóvel para fins culturais e tombado a casa como patrimônio histórico.(...)
Procurada novamente, na sede da prefeitura, ela se negou a falar sobre o assunto. Por meio de nota, informou que “A prefeitura constatou que a casa foi destruída e não existe mais estrutura para tombamento. Portanto, nada mais pode ser feito”.
_Qualquer um pode constatar esta realidade pelas fotos._
"A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa tentou sem sucesso, nesta terça-feira, marcar um encontro com a prefeita.
A destruição do berço da umbanda provocou uma reação imediata. Militantes de movimentos em favor da liberdade religiosa irão se reunir nesta quarta-feira, às 14h, para um abraço simbólico à casa. Usando a internet, umbandistas foram convocados ontem para a manifestação.
_ Estou escrevendo às 23:41 ao som do jogo entre São Paulo e Crueiro 3X3.
Segundo uma das reportagens;
"Essa casa está em ruínas. A madeira está cheia de cupim, e poderia ocorrer um desabamento a qualquer momento — afirma.

O terreno, que pertencia à família do fundador da umbanda, foi vendido no fim de 2010 ao militar Wanderley da Silva, de 65 anos, que irá transformar o local numa loja de alumínio. O novo proprietário não foi encontrado."

"A Organização de Direitos Humanos Projeto Legal irá pedir ao Ministério Público que seja instaurado inquérito civil público para apurar a responsabilidade no dano ao patrimônio histórico.
_Se a propria familia de Zélio,, permitiu que o patrimonio degradasse dessa forma, e em seguida o repassasse a qualquer um, é evidente que para eles não tem valor de patrimônio histórico, mas somente possibilidade de ganho financeiro.
 Por outro lado, a federação já deveria ter seguido os caminhos burocráticos para o tombamento. Faltou comunhão, afinidade, inteligencia, interesse, visão de futuro.
Agora não adianta chorar em cima do leito derramado. 
Mas podem aproveitar esta dura e vergonhosa  lição para começar a preservar o resto da própria história.
"A história do surgimento da umbanda, que começou a ser escrita numa casa centenária na Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo, está reduzida a escombros. O antigo terreiro de Zélio de Moraes, que abrigou as primeiras sessões da única manifestação religiosa 100% brasileira, em 1908, começou a ser destruído nesta segunda-feira".(Me desculpe o autor do artigo, mas as fotos nos contam outra história; o que começaram a fazer  nesta segunda -feira foi botar abaixo os escombros centenário, além do que estas armaçõae metálicas já devem estar sendo montadas a mais de uma semana, ninguém viu?.)
-"  O berço da religião poderia ter sido salvo por um decreto da prefeita Aparecida Panisset — que é evangélica. Mas a prefeitura deixou que o imóvel fosse degradado pelo tempo, vendido e, finalmente, posto abaixo.
A fachada e a parte lateral do imóvel já foram derrubadas. A casa deve ser totalmente demolida até sexta-feira, segundo o mestre de obras Gilson Derbui, de 54 anos. Ele coordena a equipe de oito trabalhadores, entre pedreiros e ajudantes, que trabalha há quatro meses na obra. Link para esta reportagem
Agora vejam este caso:

As Ruínas de São Francisco

Ruínas de São Francisco no Largo da AOrdem em Curitiba, PR.

As Ruínas de São Francisco, na Praça João Cândido, são os remanescentes de uma construção inacabada que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula.



Em 1811, a capela-mor e a sacristia ficaram prontas, contudo, em 1860, as pedras que finalizariam as obras da igreja teriam sido usadas para erguer a torre da antiga Matriz.
Existem relatos, não confirmados, de que foram construídos túneis ligando as ruínas a outros pontos da cidade. 


Quando por lá estive era assim
Quando por lá morei, na década de 80, residindo numa rua lateral bem defronte ao largo da Ordem, era frequente levar minha filha para tomar sol na praça, ainda não estava cercada, nem tinha as grades, mesmo assim jamais adentramos o espaço da ruína, e se não fizemos isto,  foi por jamais ter visto alguém fazê-lo.


Neste espaço para quem não conhece, acontece feiras e há  muito movimento, é um lugar turistico e muito bonito. Foi ali onde nasceu a cidade de Curitiba. Vejam como se preocuparam com a preservação das ruínas.

Hoje estõa assim:
Visão noturna

Sob o Sol


Quem valoriza preserva
Duzentos anos depois continua assim.


Enquanto isto
Zélio Ferdinando de Morais










Estas duas fotos da casa de Neves onde morava Zélio  Ferdinando de morais e sua família em 1908, o ano em que tudo começou.
Caboclo das  Sete Encruzilhadas












A foto em preto e branco é mais antiga Neste imóvel, localizado na rua Floriano Peixoto, nº 30, em Neves, Niterói – RJ iniciou-se a religião de Umbanda, anunciada no dia 16 de novembro de 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.

. A foto colorida é mais recente, de março de 1999, e foi tirada pelo senhor Marco Boeing, de Curitiba, durante a primeira visita que alguns médiuns de Curitiba fizeram a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (TENSP).


Vale ressaltar que já em 1999 quem residia na casa de Neves era a bisneta da senhora Zilka, irmã de Zélio, que é católica e não é ligada a Umbanda. A TENSP deixou de funcionar naquele endereço a mais de 50 anos.
Estado atual da casa

 Cabana do Pai Antônio 

Neste espaço Umbandista, Zélio Fernandino de Moraes dava segmento aos trabalhos caritativos, através do iluminado e querido Preto Velho Pai Antônio. Localizava-se em Boca do Mato, Distrito de Cachoeiras de Macacu – RJ.
E esta

 Onde Zélia e Zilméa de Moraes Filhas do saudoso Zélio Fernandino de Moraes, na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, localizada na Rua Teodoro da Silva, nº 997 – RJ 



Onde deram seguimento a missão iniciada pelo pai.


Tomara que saibam preservar esta que acredito eu ainda esteja de pé, e não sejam tomados de surprresa numa eventual demolição.


O tempo não perdoa distrações!

Nenhum comentário: