Meus Amigos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Atos dos Apóstolos um dos livros do Novo Testamento




 2
ATOS DOS APÓSTOLOS
 Atos  dos  Apóstolos     um  dos  livros  do   Novo  Testamento ,  escrito  em  grego   pelo
Evange lista Lucas, o autor do 3o  
Evangelho . 
Esse livro contém  a história do 
Cristianismo,  desde  a  ascensão  de  Jesus  Cristo,  até  a  chegada  de  Paulo,  e m  Roma,
segundo  dizem,  no  ano  63.  Parece  ser  a  continuação  do  referido  Evange lho  também 
dedicado a Teófilo. Consta de 28 cap ítulos.
Se  quiséssemos  resumi -lo,  nele  ver íamos  a  história  da  fundação  dos  primeiros  núcleos
cristãos  (Igrejas)  até  a morte de Herodes;  o cumprime nto  de  muitas  promessas do Cristo; a
prova  da  ressurreição  e aparições do Divi no  Mestre ; a difusão  do  Espírito  no Ce náculo  de
Jerusalém; o desinteresse, a caridade dos primeiros Apóstolos, enfim, o que sucedeu a estes
até a sua dispersão, para pregare m o Eva ngelho  em todos os lugares ao seu alca nce. 
O Eva ngelista Lucas, foi  um dos grandes discípulos de Paulo. Nascido na  Antióquia, exe rcia
a medicina  e  afirmam ter sido  um bom artista.  Daí  o ha verem-no  escolhido os médicos  por
seu Patro no.  Mas  o  principal  de  Lucas  não  é  ter  sido médico,  mas  sim um  grande  Apóstolo 
do Cristianismo nascente. Pelo seu Evangelho  e Atos, vê-se que era um homem ilustrado, de
vistas la rgas, pois bem interpreta va o mo vimento de re forma re ligiosa que se operou em seu
tempo,  movimento  que   mereceu  todo  o   seu  auxilio  prestado  à  Causa  Cristã  com  rara 
abnegação.
Foram unicame nte  estes  os dados  mais  acertados  que  conseguimos obter  sobre   tão ilustre
personalidade,  q ue  assinalou  sua  passagem  pela  Terra  como  um  superhomem,  entidade
dotada, pelo  que  se  vê, de faculdades admiráveis que eram as insíg nias de tão ilustre quão
elevado Esp írito.
  
EXEGESE HISTÓRICA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

No  primeiro  li vro  relatei,  ó  Teófilo ,  todas  as  coisas  a  fa zer  e  a  ensi nar,  até  o  dia   que  foi
recebido em cima,  depois de  ha ver,  dado preceitos pelo  Esp írito  Santo  aos  Apóstolos q ue
escolhera; aos quais Ele ta mbém, depois de ha ver padecido,
apresentou-se  vivo, da ndo disto m uitas pro vas, aparece ndo-lhes por espaço de
quare nta dias e fala ndo das coisas co ncer nentes ao reino de Deus. — Atos, I –  1 –  4.
A leitura e medita ão dos  Atos dos Apóstolos , assim como acontece com  todos os livros do
Novo  Testame nto,  nos  proporciona m  agradáveis  mom entos  de  instrução  e,  ao  mesmo
tempo, de conso lação.
Muitas p roposições ressaltam  aos  nossos  olhos, ao abrir  este livro , pequeni no   na  verdade,
mas grande no  seu  extrao rdinário  escopo de levar  a todos  os  lares  os  dados histó ricos  da
Missão  Apostólica,  em  suas  fases  gloriosa  e  dolorosa,  mas  sempre  pro veitosas  aos
extraordinários seguidores do Ressusci tado da Galiléia e bem  assim àqueles que quisera m e
aos que q uere m seguir- lhes as pegadas.
O  que  logo ressa lta às  nossas  vistas  nesta  tirada  de L ucas,  é  a  confir mação q ue o i lustre
Evange lista fa z do primeiro li vro por  ele escrito , ou seja, do 3o Evange lho, em que há tudo o
que  é  necessário  fazer   e  ensi nar  sob re  os  Preceitos  de  Jesus,  desde  o   nascimento  do
Senho r  em  Belém,  até  o  dia  de  sua  ascensão,  i nclusive  as  lições  recebidas  dura nte  os
quare nta dias em que o Mestre esteve com eles, aparecendo-lhes por esse espaço de tempo
após sua morte .
Este  fato  das  aparições  de  Jesus,  rela tado  por  todos  os  Eva ngelistas  e   confir mado  nas
diversas Ep ísto las inse ridas no  No vo Testamento , é  muito  significativo  e  não pode deixar de 
constituir a base fundamental da Re ligião Cristã, como já temos dito  em o utras obras. 
Essas  aparições  são  as  provas  positivas  da  continuidade  da  Vida  do  Divino  Mestre  e,
portanto, do prosseguimento da sua Missão, tal como Ele mesmo declaro u, segundo refere o
Evangelista  João:   Não  vos  deixarei ór fãos,  eu  volta rei  a  vós. Ainda   um po uco,  e  depois o
mundo  não  me  verá  mais,  mas  vós  me  vereis,  porq ue  eu  vi vo  e   vós  vi vereis .  (XIV,  19).
 Aquele  que tem os meus ma ndame ntos e os guarda , esse é 
o  que  me  ama;  e   aque le  que  me  ama  será  amado  de  me u  Pai,  e  e u  o  a marei  e  ME 
MANIFESTAREI A ELE  –  (XIV, 21) .
O último trecho é a recome ndação solene  do Mestre para  que eles não saíssem 
de  Jerusa lém,  a  fim  de  esperarem  a  promessa  feita  pelo   Pai,  a  qual  (disse  Ele)   de  mim 
ouvistes.  Essa promessa se  refere à difusão  do  Espírito, bem  caracteri zada  primeirame nte
no  cap.  VII,  37  –  39  de  João:    No  ltimo,  no  g rande  dia  da  festa,  le vanto u-se  Jesus  e
excla mou:  Se  alg uém  tiver  sede,  ve nha  a  mim  e  beba.  Quem  crê  em  mim,  como  disse  a
Escritura, do seu interior ma narão rios de água viva . Disse isto  a respeito do Espírito que iam
receber os que ne le cressem , porque o  Espírito  ainda  não  fora dado,  pois,  Jesus  não  tinha 
sido  ainda  glorificado ,  E  depois  nos  cap ítulos:  XIV  —   Se  me  amais,  g uardai  os  me us
mandamentos, e eu rogarei ao Pai, Ele  vos dará outro Parácleto, a fim de  que  fique  sempre 
convosco;  o Esp írito  de  Verdade, que  o  mundo  não  pode receber, porq ue não o  vê,  nem o 
conhece;  vós  o  co nheceis,  porque  Ele  habita  co nvosco  e  estar   em  vós   (15,17).  Eu  vos
tenho  falado  estas  co usas,  estando  ainda  convosco;  mas  o  Parácle to,  o  Esp írito  Santo,  a 
quem o Pai enviará em meu  nome, esse  vos ensi nará  todas as coisas e vos fará le mbrar de 
tudo o q ue e u  vos disse   (25, 26).  Cap.  XV:   Quando , por m ,  vier o Par cle to,  que  eu  vos
enviarei  da  parte do Pai,  o Espírito  da Verdade,  que  procede  do  Pai,  esse  dará testemunho
de mim; e  vós  tamb m  dareis testemunho porq ue estais comigo desde o princípio  (26,  27).
Cap. XVI:  Ainda tenho muitas coisas que  vos dize r, mas  vós não as podeis suportar agora;
quando vier, porém, aq uele  Esp írito  de  Verdade, ele vos  guiará  em  toda a  verdade;  porq ue
não  falará  de si  mesmo,  mas  dirá o  que  ti ver ouvido e  vos  a nunciará  as coisas  que estão
para  vir. Ele me glorificará po rque  há de  receber do que  é meu e  vo-lo h  de a nunciar  (12 -
14).
Na parte fina l do  trecho acima transcrito, nós obser vamos a  íntima ligação  existente, e ntre a
vinda  do Parácleto e o Batismo re ferido pelo Batista :  Eu vos
batizei  com  água,  mas  atrás  de  mim  vem  q uem  vos  batizará  com  o  Espírito  Santo  e   com
fogo  (Mateus, III, 11). 
Jesus co nfirma  o que  disse João Batista:  Porque João,  na  verdade, batizou  com  água, mas
vós se reis batizados com o  Espírito Sa nto dentro de poucos dias  (Atos, 1, v. 5).

Nenhum comentário: