Meus Amigos

domingo, 8 de julho de 2012

Congresso de Educação da LBV





Reitor da USP palestra em evento de Educação da LBV
  • 0
  • No palco, autoridades, convidados e palestrantes saúdam o público presente, dando início ao 11º Congresso Internacional de Educação da LBV.
Com o tem "Avaliação: uma visão além do intelecto". A Legião da Boa Vontade apresentou seu 11 Congresso de Educação. 
Vale a pena conferir 


São Paulo, SP — Nesta quarta-feira, 27, a Legião da Boa Vontade (LBV) deu início ao 11º Congresso Internacional de Educação, com o tema "Avaliação: uma visão além do intelecto". O evento conta com a presença de especialistas de renome à frente de palestras, além de programação variada, que incluirá 14 oficinas temáticas.

Compreendendo que avaliar vai além da aferição da qualidade do resultado, e que esse processo tem se transformado ao longo das décadas, a LBV contribui para esse debate reunindo professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da área de educação para troca de ideias e experiências.

O evento teve início com uma oração ecumênica, como é tradição nas ações realizadas pela LBV. Após, os participantes foram saudados pelo Legionário Alziro Paolotti de Paiva, que cumprimentou os educadores, representando o diretor-presidente da LBV. "Em seus 56 anos de trabalho na LBV, Paiva Netto, que foi eminente aluno do tradicional Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, sempre atuou de forma a garantir uma educação de qualidade às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, na construção de um país igualitário e desenvolvido, não apenas no intelecto, mas também no sentimento, a partir do lema criado por ele, exposto na entrada do Instituto de Educação que leva seu nome: ‘Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração’", afirmou Alziro em suas palavras iniciais.



  • Foto: Vivian R. Ferreira
  • 0
  • Legionário Alziro Paolotti de Paiva
"Este congresso de educadores, em sua 11ª edição, mostra que o sucesso na construção de um país e de um mundo mais justo e igualitário depende de todos nós, a sustentabilidade — tão discutida nos últimos anos — começa com um povo cada vez mais educado e ecumênico", completou o representante do dirigente da LBV.

A cerimônia de abertura também contou com as belas apresentações culturais do Coral e Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade, formado por alunos da LBV. Os jovens, atendidos pela Instituição, apresentaram o Hino Nacional Brasileiro, músicas do repertório Legionário e a composição Ode à alegria, trecho do quarto movimento da nona sinfonia de Beethoven, com adaptação do professor Nilton Duarte, da LBV.

Compartilhando com o ideal transmitido pela LBV, por meio do Congresso de Educação, que é promover uma "visão além do intelecto", o sociólogo Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília (UNB), registrou, em vídeo, uma mensagem aos congressistas, ressaltando a relevância do debate promovido. 

"O tema do congresso é muito importante: Avaliação para além do intelecto. Isso é uma perspectiva da LBV que eu acho muito interessante. (…) O que é uma avaliação dentro da escola? Uma avaliação que vai além do intelecto, no sentido que não seja só dominar conteúdo, (…) mas que tenha espírito crítico; que tenha capacidade de colaboração; visão alternativa, que sabe se interessar pela realidade do país, que é muito difícil de captar empiricamente e estatisticamente. Então a avaliação empurra muito para coisas quantitativas porque são mais fáceis de manipular, mas não queremos só isso, nós queremos o lado qualitativo", comentou o sociólogo.

Na oportunidade, ele também comentou sobre um pensamento por ele já proferido em outra oportunidade: "A LBV faz uma oferta de qualidade para o pobre. Ela não faz para o pobre uma oferta pobre". Sobre isso, o sociólogo reitera: "A LBV sempre cuidou disso, (…) não quer dar ao pobre uma acomodação, uma coisinha de segunda categoria; quer dar ao pobre a chance toda de que ele precisa".

  • Foto: Vivian R. Ferreira
  • 0
  • Pedagoga Suelí Periotto
Após, todos foram saudados pela pedagoga Suelí Periotto, supervisora da linha educacional da LBV, criada pelo educador Paiva Netto, que aplica em suas unidades socioeducacionais aPedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos). O diferencial dessa proposta está em preparar o educando para vivenciar a Cidadania Ecumênica, que privilegia valores éticos, ecumênicos e espirituais, somados a um conteúdo pedagógico de qualidade. Ou seja, educa "cérebro e coração", na definição do criador da linha educacional da Instituição.

Essa proposta pedagógica foi destacada pela presidente da Instituição Assistencial Meimei, de São Bernardo do Campo, SP, Miltes Aparecida Soares de Carvalho Bonna: "Nós estamos fazendo uma descoberta de um mundo novo através da proposta da LBV. Parabéns a toda equipe. A nossa luta é muito grande porque infelizmente a escola laica proposta não atinge a realidade da criança brasileira, o amor faz a diferença e a busca de uma Espiritualidade Ecumênica norteando o sistema educativo é o sonho que nós desejamos realizar um dia, e que vocês da LBV, já estão conquistando. Eu tenho certeza que cada professor, cada educador que aqui chegar, voltará levando o mundo de esperança para a renovação do sistema de ensino".

REITOR DA USP PALESTRA AOS CONGRESSISTASO professor dr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP), dirigiu suas palavras na solenidade de abertura: "Conheço o trabalho educacional da LBV de perto há alguns anos, embora conheça o trabalho de maneira mais geral, há mais tempo. (…) Fiquei surpreso em ver uma educação de qualidade como aquela que vem sendo dada pela LBV", proferiu Rodas, ao cumprimentar os congressistas.

  • Foto: Vivian R. Ferreira
  • 0
  • Professor Dr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP), abre o ciclo de palestras do evento. Em seu pronunciamento, enalteceu a importância do educador e do educando consolidando o papel importante da educação de qualidade para uma sociedade mais justa e igualitária.
Sobre o trabalho da Legião da Boa Vontade, ele ainda destaca: "A LBV se expande, e esse Congresso é o exemplo. Ele congrega pessoas de dentro e de fora da LBV, brasileiras e não brasileiras, portanto pessoas que vêm trazer visões distintas". Para o professor, o congresso "também é importante porque já está na 11ª realização, isso é muito raro, principalmente em se tratando em iniciativa privada, porque é necessário que ultrapasse puro e simplesmente o afã de uma pessoa; uma pessoa dura um certo tempo, mas uma entidade, como a LBV e como outras, podem durar eternamente. (…) Aquele ideário iniciado por Zarur continuou e foi absolutamente engradecido por Paiva Netto e será certamente continuado por muitos de vocês aqui. Então a importância da continuidade, do exemplo".

O diferencial na educação, proposto pela Legião da Boa Vontade, que visa formar "Cérebro e Coração", portanto levar a Espiritualidade Ecumênica aos conteúdos pedagógicos, também foi enaltecido pelo reitor da USP: "O que a gente vê na LBV é a questão da vida interior da pessoa, a vida interior é importantíssima, e se nós não tivermos essa vida interior construída através dos templos, claro que com as crenças que cada um tenha, nós nos desmontaremos na primeira problemática. E existe para todos nós, e isso é importante passar também para os alunos".

Relembrando sua própria vivência acadêmica, na oportunidade, o reitor valorizou a educação em suas séries iniciais, enfatizando que é esse momento que promove o despertar do aluno para o aprendizado. "Não estou aqui como reitor da Universidade de São Paulo, mas como aquela pessoa que fez o curso de Pedagogia na Universidade de São Paulo, durante dez anos deu aula na Faculdade de Educação, e também pode ser professor no Ensino Fundamental e Médio. (…) Hoje olhando assim o passado eu diria [que] a educação que nos dá a maior satisfação é a educação nos seus níveis iniciais, não que os demais níveis não sejam importantes, não é isso, mas em nenhum, como no Ensino Fundamental e mesmo Médio, nós notamos o aluno e a aluna desabrochar para a sabedoria."

Ao finalizar seu discurso, o prof. Dr. João Grandino apresentou palavras de incentivo aos docentes: "Não desanimem, continuem, melhorem e certamente a sociedade brasileira, mais cedo ou mais tarde, esperamos que seja mais cedo, vai reconhecer o trabalho de todos os senhores".

PROGRAMAÇÃO
Até o dia 29 de junho, palestrarão os professores José Pacheco, fundador da Escola da Ponte de Portugal; Marco Antonio Ferraz, especialista em Pedagogia na área de Administração Escolar; Sérgio Behnken, membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT); a psicóloga Eliana Maria Ormelezi, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara); a psicopedagoga Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia; e a pedagoga Maria Suelí Periotto, supervisora da linha educacional da LBV.

ServiçoEvento: 11º Congresso Internacional de Educação da LBV.
Datas: 27 (das 18 às 22 horas), 28 e 29 de junho (das 9 às 17h30).
Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto.
Endereço: Av. Rudge, 700, Bom Retiro — São Paulo, SP.

Em breve, acompanhe mais informações sobre o evento.Veja mais sobre esse evento

2 comentários:

Zilda Santiago disse...

Parabéns pelo blog!!!Passando para conhecer e seguir as amigas do Blogueiras Unidas onde também estou!!Bjsss...Por favor amigas(os) caso estejam usando verificação de palavras sugiro que retirem pois nos faz perder MT tempo,e agora ainda está pior que são duas e com letras desenhadas....É um meio de afastar quem comenta fazer uso desta ferramenta!!!Se já tiver tirado,PARABÉNS!!!!Desculpa a invasão. Isto não é uma crítica,ok?Apenas um conselho!!

http://rumoslibertadores.blogspot.com – 494
http://zildasantiago.blogspot.com - 493
http:carinhossorteiosetcetal.blogspot.com – 955

Eunice Fomm disse...

Olá Zilda!
brigada pela visita!
Já eliminei esta praga de verificação de palavras a muito tempo.
Mas lhe agradeço pela lembrança, visto que muitas blogueiras ainda não se deram conta do quanto se perde em tempo com essa bobagem.

Estarei visitando seus blogs com muito prazer.
bjks!