Meus Amigos

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Influência do Espiritismo no Progresso


Influência do Espiritismo no Progresso
                                                       


O Espiritismo se tornará crença comum e marcará uma nova era na história da humanidade...

O Espiritismo está na natureza...

O Espiritismo já ocupa lugar entre os conhecimentos humanos...

O Espiritismo contribuirá para o progresso da humanidade destruindo o materialismo...

O Espiritismo tira o véu que paira sobre a morte e revela a vida...

O Espiritismo esclarece que por meio da vida presente e considerando a aprendizado adquirido no passado o homem prepara sua vida futura...

Sendo o progresso uma condição da natureza humana, ninguém tem o poder de se opor a ele. É uma força viva que as más leis podem retardar, mas não sufocar. Quando essas leis se tornam incompatíveis com a sua marcha, ele as destrói e a todos que tentam mantê-las. Será assim até que o homem coloque suas leis em concordância com a justiça e com o bem de todos, e não leis feitas pelo forte em prejuízo do fraco.

ENCERRAMENTO


O homem não pode permanecer perpetuamente na ignorância, porque tem de atingir o objetivo definido pela Providência; ele se esclarece pela força das coisas.

As revoluções morais, como as sociais, se infiltram pouco a pouco nas idéias, germinam durante séculos, explodem de repente e fazem desabar o edifício apodrecido do passado, que não está mais em harmonia com as novas necessidades e aspirações.

Muitas vezes, o homem percebe nessas transformações apenas a desordem e a confusão momentâneas que atingem seus interesses materiais.

Porém, aquele que eleva o pensamento acima dos interesses pessoais admira os desígnios da Providência, que do mal faz surgir o bem. É a tempestade e a agitação que purificam a atmosfera após a perturbação.

Há duas espécies de progresso que se apóiam mutuamente e que, entretanto, não marcham lado a lado: é o progresso intelectual e o progresso moral.

Entre os povos civilizados, o progresso intelectual recebeu, neste século, todos os incentivos possíveis e atingiu um grau desconhecido até os nossos dias.

Falta algo ao progresso moral para que esteja no mesmo nível, e, entretanto, comparando os costumes sociais de hoje aos de alguns séculos atrás, seria preciso ser cego para negar que houve progresso moral.

Por que razão deve a marcha ascendente do progresso moral atrasar-se em relação ao da inteligência? Por que duvidar que entre o século 19ºe o século 24º não ocorrerá tanto avanço, como houve no progresso intelectual entre os séculos 14º e 19º?

Duvidar dessa possibilidade será pretender que a humanidade tenha atingido o auge da perfeição. Seria um absurdo. Ou que ela é moralmente incapaz de se aperfeiçoar, o que é desmentido pela experiência.

É por isso que afirmamos... que o Espiritismo não é a religião do futuro... mas o seus ensinamentos e conteúdo sim... estes serão o futuro das religiões... que aliás nós já começamos a perceber como caminhos para isso...

Muita Saúde e Paz.

Reinaldo Macedo
E-Mail: rei@naldo.com.br
Site: http://rei.naldo.com.br
FONTES CONSULTADAS:
(1) Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos - Parte 3ª. - Das Leis Morais

Nenhum comentário: