Meus Amigos

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Progresso, Uma Lei natural








                                                      


                       
LEI DO PROGRESSO

Base : Livro dos Espíritos - 3ª. - Parte Cap. VIII - perg. de 776 a 802

A Influência do Espiritismo no Progresso

(Interpretação dadas às perguntas feitas por Kardec e respostas dadas pela Espiritualidade Superior)

Na questão 798, Kardec pergunta se o Espiritismo se tornará uma crença comum e generalizada ou se ela ainda continuará sendo restrita a apenas algumas pessoas.

Obtém como resposta que com toda certeza ele se tomará cada vez mais uma crença comum e que marcará uma nova era na História da Humanidade, porque pertence à Natureza e chegou o tempo em que deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos, daí a necessidade de divulgação do seu conteúdo, sem proselitismo (isso quer dizer sem busca por novos adeptos).

Como é algo natural e produto do conhecimento, sua disseminação natural será inexorável, porque também estamos lado a lado com a Ciência, a Filosofia e a Religião e, portanto, isentos de dogmas e sempre prontos a estudar com a finalidade de termos respostas lógicos às nossas perguntas.

É claro que, mesmo assim, haverão grandes lutas a sustentar, mais contra os interesses pessoais e materiais do que contra a convicção das idéias e das provas dos argumentos, porque todos sabemos que há pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio e outras por motivos puramente materiais.

Mas aqueles que são os seus contraditores, vão ficar cada vez mais isolados pela força dos argumentos e provas científicas e acabarão incontestáveis, por força das evidências, sendo levados a pensar como todos os outros, até mesmo sob a pena de se tornarem ridículos.

Kardec ainda comenta que:

As idéias só se transformam com o tempo e não em curto espaço de tempo; elas se enfraquecem de geração em geração e acabam por desaparecer junto com aqueles que as professavam e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, tal como acontece as idéias políticas.

Basta ter como exemplo o paganismo; não há ninguém, certamente que professe hoje as idéias religiosas daquele tempo; de qualquer forma, muitos séculos depois do início do Cristianismo, aquelas idéias iniciais ainda haviam deixado traços que somente a completa renovação das raças pôde apagar.

O mesmo acontecerá com o Espiritismo; ele faz muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fenômeno de incredulidade que só o tempo fará desaparecer.

Contudo, sua marcha será mais rápida que a do Cristianismo porque é o próprio Cristianismo que lhe abre as vias sobre as quais ele se desenvolverá.

Na perg. 799, Kardec quer saber de que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

E obtém como resposta que somente destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, porque somente assim se mostrará aos homens onde está o seu verdadeiro interesse, ou seja, se está no TER ou no SER (matéria ou espírito).

Se chegarmos a conclusão que somos herdeiros de nós mesmos, e que nossa vida futura é construída no hoje e considera o passado como aprendizado, deixa de haver dúvida, o homem acabará compreendendo melhor que pode assegurar o seu futuro através dos seus pensamentos e atos do presente.

Destruindo os preconceitos de seitas, de casta e de cor, o Espiritismo ensina a grande solidariedade que deve unir os homens como irmãos, pois afinal temos um mesmo Pai.

Falando em Pai falamos em Deus e por isso mesmo é que Kardec codificou a Doutrina dos Espíritos, colocando no 1º livro (Livro dos Espíritos) a 1ª. Pergunta (Que é Deus). Inteligência primária criadora de todas as coisas.

Na Perg. 800, Kardec continua indagando sobre o temor da possibilidade de que o Espiritismo não consiga vencer a indiferença dos homens e o seu apego às coisas materiais.

Respondem a ele que pensar que uma causa qualquer pudesse transformá-los como por encanto, seria conhecer bem pouco os homens.

Lhe explicaram que as idéias se modificam pouco a pouco nos indivíduos, e são necessárias gerações inteiras para que se apaguem completamente os traços dos velhos hábitos.

Que transformações não podem acontecer repentinamente, mas somente com o tempo, gradualmente, pouco a pouco. Em cada geração uma parte do véu da falta de conhecimento se dissipa.

O Espiritismo vem rasgar esse véu de uma vez por todas; mas mesmo que só tivesse o efeito de corrigir um homem de um só dos seus defeitos, isso seria um grande passo que ele faria por proporcionar um grande bem, porque esse primeiro passo lhe tornaria os outros mais fáceis.

Por isso precisamos quebrar a inércia da contemplação, dos dogmas e irmos em direção a aquisição de informação e conhecimento, para não ficarmos a mercê do medo pela ignorância dos fatos naturais.

O Espiritismo nos proporciona isso... confiança e esperança de um futuro melhor, porque nos ensina que somos imortais, como espíritos, e que habitamos na carne muitas e muitas vezes para aprendermos com experiências de vida por nós mesmos.

Deus nos presenteou com a 2ª. Revelação, que foi a vinda de Jesus e com tudo o que ele deixou de exemplos para nós, e Jesus por sua vez nos disse que "pediria ao Pai que nos enviasse a 3ª. Revelação", que foi o Espiritismo, que veio na época adequada para que conseguíssemos absorver sua essência.

A Doutrina dos Espíritos e o cumprimento das leis de Deus só poderiam ser reveladas quando o homem estivesse em condições de assimila-las e não antes.

Da mesma forma que hoje ainda não compreendemos muitas coisas, mas para as quais já temos condições intelectuais, científicas, filosóficas e religiosas de aprendermos. Basta observarmos a evolução do homem com relação à tecnologia, matemática, física, química, eletrônica e etc...

O próprio Einstein, talvez já tenhamos falado disso aqui, afirmou para o mundo que seus estudos de física o fizeram acreditar na existência de Deus.

Outro questionamento de Kardec, na perg. 801. Por que os Espíritos não ensinaram desde todos os tempos o que ensinam hoje?

Os espíritos superiores usam o exemplo de que nós não ensinamos as nossas crianças aquilo que ensinamos aos adultos, assim como não damos alimentos de próprios para recém nascidos, porque eles não conseguiriam digerir. Que tudo tem seu tempo certo de acontecer. Eles até ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam e que até desfiguraram, mas que atualmente já podem compreender.

Com esses ensinamentos todos, ainda que de forma incompleta, eles prepararam o terreno para receber a semente que vai daqui pra frente vai dar frutos.

Aprofundando seus questionamentos, Kardec insiste... na perg. 802. Se o Espiritismo deve marcar o progresso da Humanidade, por que os Espíritos não apressam esse progresso através de manifestações tão gerais e patentes que pudessem levar a convicção aos mais incrédulos?

Obtém como resposta que estaríamos desejando milagres, ou seja, acontecimentos sobrenaturais e tudo é natural...

Que Deus semeia nosso caminho de oportunidades sem fim para que possamos aprender por meio do nosso livre-arbítrio e termos o mérito das nossas próprias conquistas... e que mesmo assim existem homens que negam esse fato, atribuindo a sorte ou azar, ao acaso, a fatalidades inexplicáveis e vai por aí a fora.

E Cristo... ele próprio, convenceu os seus contemporâneos com os prodígios que realizou? Não vemos ainda nos dias atuais homens negarem os fatos mais patentes que se passam aos seus olhos?

Não existem aqueles que negam por negar simplesmente apesar de terem fatos incontestáveis na sua frente?

Não é por meio de fatos prodigiosos e espetaculares que Deus conduzirá os homens no caminho do progresso. Na sua bondade, ele quer deixar-lhes o mérito de se convencerem através do uso da razão.






PONDERAÇÕES


Se o homem se detivesse mais na observação da natureza e da vida, descobriria o bem que está contido em todos os lugares e aprenderia a importância de cultivar valores espirituais (morais) mesmo ainda estando no plano físico. E o homem já está tomando consciência disso de modo efetivo... infelizmente pela dor na maioria das vezes... Marcha do Progresso (como se dá passo-a-passo)

A marcha se dá de forma a que cada qual venha a progredir de uma maneira particular, individual... baseada no conhecimento e no livre arbítrio.

Conhecimento implica em estudo e estudo implica em conhecer a responsabilidade, o que redunda em conseguir separar o bem o mal.

Responsabilidade implica em livre escolha, portanto, livre arbítrio...

Livre arbítrio implica na adoção premeditada do pensar ou agir... quer no bem como no mal... e isso recai de forma natural na Lei de Causa e Efeito (... lei de ação e reação...)

Pensar e/ou agir voltado para o bem ou para o mal, implica em conquistas positivas ou negativas.

Conquista positiva implica em evolução... evolução implica em objetivo atingido... o que cria uma infra-estrutura para possibilitar maiores conquistas no processo evolutivo... portanto em maior evolução... de forma continuada e eterna.

Conquista negativa implica em retardamento do processo evolutivo... evolução que é inexorável e é o único determinismo das Leis de Deus... ou Leis Naturais. Lei de Reprodução

LE (686)- Sem a reprodução não existiria o mundo corporal.

LE (694)- Diz que os obstáculos criados pelo homem para impedir a reprodução objetivando a satisfação da sensualidade, provam claramente a predominância do corpo sobre a alma... o que equivale dizer... da matéria sobre o espírito... o que denota logicamente o grau evolutivo do homem.

Nenhum comentário: