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terça-feira, 13 de setembro de 2011

Espiritismo na Universidade - Nilza Rotter Pelá





Espiritismo Por - Nilza Rotter Pelá





Matryoshka, Baboushka, Matriosca

O Contraste

Nilza Teresa Rotter Pelá
de Ribeirão Preto, SP
Dois fatos nos remeteram à reflexão do contido no comentário de Kardec na questão 685 de “O Livro dos Espíritos”, são eles: a morte, por traficantes, de 35 cães em uma favela do Rio de Janeiro (os cães foram mortos porque ao latir, pela presença de estranhos, denunciavam à policia que os traficantes estavam lá escondidos) e o lamentável atentado ocorrido nos Estados Unidos da América.
Os dois fatos foram amplamente divulgados pela imprensa, o segundo mais que o primeiro, sem dúvida tanto pela magnitude como pela relevância. Em ambos um ponto comum; a desconsideração pela dimensão do “outro”, o tentar alcançar seus objetivos mesmo que isto gere sofrimento e dor. Dizendo por outras palavras completa deseducação que habilite o viver em sociedade de forma harmônica, pois isto só se torna possível quando a dimensão do outro é respeitada e no dizer de Kardec na citada questão 685 “A desordem e a imprevidência são duas chagas que só uma educação bem entendida pode curar. Esse o ponto de partida, o elemento real do bem estar, a garantia da segurança de todos.”
No mesmo comentário Kardec conceitua a educação moral como “a arte de formar caracteres… Quando essa arte for conhecida, cumprida e praticada, o homem ocasionara no mundo hábitos de ordem e previdência para si mesmo e para os outros, de respeito por tudo o que é respeitável…”.
Léon Denis dedica a última parte de seu livro “Depois da Morte” ao que ele intitulou “O Caminho Reto” onde destaca a questão do egoísmo como a grande chaga da humanidade, o grande gerador das questões sociais, afirma que “todas as chagas morais são provenientes da má educação” e que a “educação baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo”.
Continuando em sua reflexão Léon Denis lembra que a nossa sociedade extremamente racional esqueceu-se do ideário feminino que são a paciência, a doçura e a bondade que representam os elementos dóceis e pacíficos da humanidade em contraposição da posse e do poder. Concordando com o autor e, em nosso ponto de vista, o afastamento desses valores foi o erro do feminismo nascente que se consolidou com as grandes manifestações nas décadas de 50 e 60. Hoje há uma intensa busca para o redescobrimento da feminilidade agora afastado da subjugação que evidencia que ser diferente não quer dizer ser inferior.
Interessante a figura usada pelas companheiras Fernanda Ripamonte e Dalva T. Sant’anna no artigo por elas publicado no nosso Jornal Verdade e Luz mês passado colando na figura da mãe no ato de maternar a essência da pedagogia espírita para o desenvolvimento humano. A maternagem como ato de acolhimento e inclusão que não deve ser entendida como redoma que sufoca e delimita o campo de ação do outro, pois como muito bem lembra Léon Denis, no livro acima citado, os pais devem ter amor pelos filhos “mas amor isento de fraqueza porque a afeição demasiada está cheia de perigos”.
Onde o contraste do título, deve estar perguntando o leitor, o da proposta de solução que tem sido feito para os dois eventos que foram colocados no início, resolver as questões pelo uso da força e de retaliação com a proposta espírita do desenvolvimento humano que apregoa uma educação moral onde o indivíduo buscando transformar-se mudando o paradigma egoísta para a do amor fraterno vai proporcionar a justiça social.
Concluímos com o pensamento de Léon Denis: “A causa do mal e seu remédio estão, muita vezes, onde não são procurados, e por isso é em vão que muitos se têm esforçado por criar combinações engenhosas. Sistemas sucedem sistema, instituições dão lugar a instituições, mas o homem permanece desgraçado, porque se conservou mau. A causa do mal esta em nós, em nossas paixões e em nossos erros. Eis o que deve se transformar. Para melhorar a sociedade é preciso melhorar o indivíduo; é necessário o conhecimento das leis superiores de progresso e solidariedade…”.
Obs.: este artigo foi enviado em 15/09/2001, estamos orando pelos dirigentes das nações para que, por ocasião de sua publicação tenha sido encontrado uma solução pacífica.
(Jornal Verdade e Luz Nº 189 de Outubro de 2001)



A senhora e o mouse


















Espiritismo na Universidade

Nilza Teresa Rotter Pelá
de Ribeirão Preto, SP
Há alguns anos estabeleceu-se uma polêmica sobre o ensino de "religiões" nas escolas públicas. Foram muitas opiniões convergentes e divergentes, grupos que defendiam, outros que se antepunham e ainda outros que, sob condições, acatavam a idéia. Sobretudo discutiu-se a questão do pagamento das pessoas que se responsabilizariam por ministrar as "aulas", bem como ficaria o ensino das religiões orientais e outras práticas tidas como religiosas e de orientação não cristã.
As faculdades e universidades claramente definidas como "religiosas" têm na sua grade curricular a disciplina de Teologia, que independente da orientação religiosa do aluno é obrigatória.
O assunto é fonte de tantas controvérsias que em alguns estados dos Estados Unidos da América, tornou-se obrigatório o ensino do Criacionismo na mesma importância da Teoria da Evolução das Espécies; ou seja o mesmo número de horas que se dedica a ensinar que a espécie humana evoluiu a partir de primatas tem-se que ensinar que somos descendentes de Adão e Eva.
Estas situações nos fazem refletir se a escola é espaço adequado para a temática religiosa. O tempo se encarregou de responder esta questão. Espontaneamente, sem qualquer proposta formal, sobretudo nas faculdades e universidades começaram a surgir grupos que se propõem a reuniões de caráter religioso.
Estes grupos congregam professores, alunos e funcionários, profitentes das diferentes religiões cristãs e como não podia deixar de ser também os espíritas têm criado seus grupos de estudo da Codificação Kardequiana. Não sabemos como isto esta se dando em nível de Brasil, entretanto temos notícias de dois grupos situados em duas grandes e conceituadas universidades da região sudeste: Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio de Janeiro. O grupo de Campinas intitula-se GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS DA UNICAMP e tem um sitena Internet: http://www.geocities.com./Athens/Academy/8482.
No Rio de Janeiro o grupo intitula-se NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO FUNDÃO e pode ser contatado através de um de seus integrantes no seguinte e-mail formiga@rurairj.com.br. (cuidado, o ponto é do parágrafo não do endereço)
Aqui em Ribeirão Preto temos notícia de alguns grupos em processo de consolidação, em um, tivemos a felicidade de participar da primeira reunião preparatória que terá seu espaço solicitado à direção do Centro Universitário e o outro no Hospital das Clínicas para o qual fomos convidados a participar.
Parece então, que a escola esta se tornando também um espaço de estudo e reflexão da Doutrina Espírita.
Este momento é de extrema importância, pois se promete ser um foco de difusão da Doutrina, há que se ter rigoroso cuidado na manutenção da pureza doutrinária e nas metas e objetivos destes grupos.
Como tudo que se intitula Espírita, não pode se afastar das obras básicas da doutrina, não pode ser impregnado de práticas estranhas á doutrina. Há que se lembrar também que o pressuposto básico destes grupos é o estudo e reflexão e que este espaço não se presta a práticas mediúnicas e/ou a tratamentos espirituais. Estas circunstâncias devem ser encaminhadas à casa espírita que é lugar adequado e preparado para isto.
Destacamos aqui a importância desses grupos para aqueles alunos que oriundos de famílias espíritas muitas vezes, ao se mudar de cidade para realizar um curso universitário, acabam se afastando da doutrina por desconhecimento das casas espíritas da "nova" cidade, há que considerar os muitos apelos que a vida universitária tem relativos a uma vida dita "mais livre e alegre". Sentindo que professores, outros colegas e funcionários claramente participam sentir-se-ão fortalecidos para também participar.
Outro aspecto a ser considerado é relativo àqueles que tem curiosidade de conhecer a doutrina mas ainda não se "atrevem" a ir à casa espírita. "Vou passar por lá para ver como é".
Por estes e outros aspectos é que o grupo deve ser composto por pessoas ligadas ao movimento e a casas espíritas para que a pureza doutrinária seja mantida e para que se faça os encaminhamentos necessários.
A seara se apresenta sob nova veste, mas o apelo do Mestre ainda é o mesmo "Ide e pregai".
(Jornal Verdade e Luz Nº 173 de Junho de 2000)




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