Meus Amigos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como se Fortalecer Espiritualmente?




Diante dos desafios da vida, nós, seres humanos e espirituais, não precisamos nos entregar à dor e, muito menos ao desânimo. Nos ensinamentos de Jesus, o Divino Amigo da Humanidade, encontramos as soluções para todos os dramas pelos quais passamos. Individual ou coletivamente, não há alguém que não viva ou tenha superado um momento de dor neste planeta. Sejam desafios espirituais, físicos, de ordem moral ou mesmo sentimental.

O Celeste Pedagogo, ao nos ensinar a Parábola do juiz iníquo, nos aconselha a Orar sem esmorecer (Evangelho segundo Lucas, 18: 1 a 8). E o que pode nos dar a coragem de seguir em frente, mesmo diante das procelas da vida, senão as Lições Eternas do Pedagogo Celeste? Ele nos ensinou a orar, fazer prece, rezar, meditar, enfim, seja qual for a nossa maneira de denominar esse ato de integração em Deus, o Cristo nos ensinou a falar com o Pai Celestial, a nos aproximar de nosso Criador.

Jesus é o nosso modelo e referência, o exemplo maior para nossas vidas, e Ele mesmo demonstrou o poder da oração, quando ao pé do monte das Oliveiras, no Getsêmani, ao sentir as lutas que viriam— entre elas Sua prisão e crucificação — recorreu ao Pai Celestial em oração, não como uma atitude contemplativa ou simbólica, mas justamente por reconhecer o valor da prece como fonte de esclarecimento e força, para compreender e vencer os embates da vida . Essa passagem revela que o Cristo orou e permaneceu em vigilância por toda a noite (conforme narrativa do Evangelho segundo Marcos, 14: 32 a 42). E, após o diálogo com o Pai Celestial, esse ato que transforma para o Bem, Jesus estava pronto para o grande testemunho que haveria de oferecer por Amor a todos nós, Humanidade.

Leia o artigo do escritor Paiva Netto "Ateu também pode orar" e compreenda porque Orar é uma atitude que requer coragem.

Assim, também nós, nos momentos de embates e dramas pessoais ou coletivos, devemos recorrer a Deus em oração. Ela tem o poder de renovar nossos sentimentos, nossas vidas.

Sobre a força da Oração, o escritor Paiva Netto, no livro Paiva Netto em Pauta, escreve, nas páginas 161 e 162: "Nas horas de dificuldade, quando parece que não há saídas para certas questões, recorro à oração e ganho forças para o trabalho. E não me tenho arrependido, ao seguir o lema do venerável São Bento (480 – 547): ‘Ora et labora’".

Foto: Gustavo OliveiraNo centro da Nave do TBV, peregrina recebe as energias positivas do Cristal Sagrado.A Religião de Deus, a Religião do Novo Mandamento de Jesus, seguindo os exemplos do Cristo, tem como ensinamento esta equação eficaz a ser aplicada na vida de todos nós: a Oração e o trabalho. Esses dois ingredientes constituem a chave para a vitória em qualquer momento da vida. Orar, pedindo o auxílio Divino e dedicar-se ao Bem, ao amparo dos que sofrem, reconhecendo neles nossos Irmãos e observando quantas vezes enfrentam dores maiores que as nossas.

Com a alma devidamente fortalecida nos ensinamentos eternos do Libertador Divino, estaremos prontos para servir, praticando boas ações em prol de nossos semelhantes. Eis aí o caminho da superação dos desafios que batem à nossa porta todos os dias. Assim, se permitirmos que a nossa Alma esteja iluminada pelas palavras amigas do Cristo Ecumênico, alcançaremos a vitória de que nos fala o Líder da Boa Vontade de Deus, o Irmão Paiva Netto, no livro Reflexões da Alma, p. 216: "O maior bem que o Criador Supremo pode proporcionar à criatura é a Paz interior, que coisa alguma neste mundo consegue substituir. Quem tem Paz tem força, porque carrega o Divino Poder em seu coração".


Nenhum comentário: