Meus Amigos

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Como vencer a acomodação e não empurrar a vida com a barriga?


Você já se viu numa situação em que demorou tanto para fazer algo, que acabou sem saída? Isso geralmente acontece quando "empurramos as coisas com a barriga" (ou procrastinamos, como ensina o dicionário).

Infelizmente, nós, seres humanos, muitas vezes caímos na acomodação, nos agarramos ao que nos parece ser mais confortável, especialmente quando a situação é difícil de mudar, falar ou fazer. Mas aí é que mora o perigo: quanto mais demoramos para resolver um problema, mais a situação piora, e, quando percebemos, as consequências já são quase impossíveis de se reverterem. E assim, muitas vezes, chega o desânimo, a falta de coragem, e outros sentimentos que nos paralisam diante das situações. O fato é que nem sempre é apenas "uma coisa ou outra" que deixamos pra lá, pra ser resolvido mais tarde. Por vezes repetimos essa atitude a vida inteira. É triste, não é mesmo? Sim, isso pode acontecer. Por isso é preciso começar agora mesmo a rever nossas atitudes e podemos iniciar resolvendo o que temos à mão: um trabalho que deixamos para depois, uma mudança de comportamento, uma conversa com a família, um conselho decisivo, um relacionamento incerto que precisa de um rumo, um simples pedido de desculpas, o perdão, e assim por diante.

Então, mesmo quando as coisas pareçam não ter mais jeito é importante nos lembrarmos: graças a Deus, não é assim. Jesus nos oferece reiteradas oportunidades no Bem e ainda a resposta para que possamos vencer a acomodação e reagir a toda e qualquer dificuldade que surgir em nosso caminho. A lição do Divino Mestre, encontramos em Sua Carta à Igreja em Éfeso (Apocalipse, segundo João, 2:2): "Conheço as tuas obras, e assim o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos";

O Divino Mestre nos impulsiona à mudança. Sabe de nossa capacidade de melhora, mas alerta quanto ao nosso comportamento, sabendo que o mundo nos oferece muitas adversidades. E no versículo 3º nos oferece a chave que nos motiva a enfrentar todos os obstáculos: "e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer."

Perseverança. No Bem! Esse é o lema que nos leva a entender que diante dos sofrimentos (que por vezes nós mesmos causamos), somos capazes de superar o erro e mudar o comportamento que tanto nos impede o progresso na vida.



E aí, a gente pergunta: está bem, mas como fazer isso sozinho? Bom, a resposta é simples: não precisa ser sozinho! Por isso o Divino Mestre nos ensinou a orar, a fazermos a nossa prece nos momentos de dificuldade e a contarmos com Ele para resolvermos qualquer situação (claro que fazendo sempre a nossa parte para melhorar). Jesus não nos abandona em nossas lutas. Nele encontramos a coragem para seguir nossa jornada confiando em Deus, mas trabalhando para que as transformações aconteçam em nossas vidas. Essa é a Fé Realizante, ensinada a nós pela Religião de Deus: fé unida à prática de boas obras. Ou seja, a nossa Boa Vontade em melhorar a situação, em trabalhar para que as coisas se resolvam e os erros não se repitam, sempre com Fé no Cristo de Deus, sabendo que, com Ele, tudo podemos realizar. O Apocalipse de Jesus ainda nos ensina, no capítulo 14, versículo 12: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Guardar os mandamentos de Deus é consiste em colocar em prática o que o Supremo Governante do Planeta Terra, o Cristo, ensinou-nos e, assim, ser exemplo para que os que estão à nossa volta façam o mesmo.

Ensina o escritor Paiva Netto: "Reagir ao desânimo gera boa disposição!". E é verdade! Pois quando tomamos essa postura em nossas vidas, já temos garantida a vitória, porque vamos nos empenhar para a transformação espiritual, íntima e, consequentemente, social, que desejamos encontrar. Em seu artigo "Não jogar a toalha", o presidente-pregador da Religião de Deus nos traz essa empolgante consideração, para que não esmoreçamos ao longo da vida: "(...) o nosso dever é não desistir. Não jogar a toalha. Aí, os fatos realmente mudam, e o milagre, que de um clique se deseja, realiza-se: o do trabalho, alimentado pela fé". Fica o oportuno recado para impulsionar nossa atitude. Vamos lá?!

ATITUDE NO BEM E FORÇA PARA A ALMA
Participe das Reuniões Públicas da Religião Divina e fortaleça sua alma para os desafios diários, buscando no Divino Mestre a inspiração para trilhar sempre o caminho certo. 


Nenhum comentário: