Meus Amigos

sábado, 25 de agosto de 2012

Adolescentes na Internet ─ Como ...?-Conclusão




Os pais e responsáveis pela educação dos jovens podem conhecer pouco, ou mesmo nada, dos recursos que a internet proporciona. Mas se preocupam com os riscos que os filhos correm no mundo (na escola, no trânsito, na rua e também no ambiente virtual), alguns deles já citados neste texto. Cientes desses perigos, é fundamental que preparem os jovens para fazerem suas escolhas com consciência e responsabilidade, sabedores das consequências que elas lhes proporcionarão, e essa é uma tarefa intransferível. 

A conversa franca e sincera com os filhos, procurando ouvi-los e entender seus anseios, assim como suas convicções e inseguranças, auxilia muito no momento de orientar. Nessa hora é preciso demonstrar confiar nela ou nele, mas apresentar também com clareza (respeitando a faixa etária da filha ou do filho) as ameaças a que todos os internautas estão expostos, quando não estão preparados para os perigos que podem afetar as suas vidas, ou quando perdem o equilíbrio do uso que fazem da ferramenta. Mas como promover esse diálogo sem assustar ou afastar os filhos?

Para o sucesso de qualquer diálogo, existe a Prece, ferramenta que permite a todas as pessoas que busquem em Jesus a inspiração necessária para o que se pretende na conversa fraterna. O Cristo nos ensina em Seu evangelho que "Tudo o que pedirdes na Prece, crede que haveis de receber" (Evangelho segundo Mateus, 21:22). Sobre essa forma clara e fraterna de tratar os assuntos, ensina o líder da Religião Divina: "Na vida pessoal ou coletiva, temos de saber, com honestidade, nos preparar para o amanhã. Daí o imenso valor dos pais, das mães e dos educadores. Repetidas vezes retomo o que declarei, em 1981, numa entrevista ao veterano jornalista italiano, radicado no Brasil, Paulo Rappoccio Parisi: administrar o próprio lar, entidades, empresas e nações é chegar antes. Isto é, com decisão e postura eficaz, procurar antecipar-se aos acontecimentos, evitando dificuldades ou mesmo estabelecendo correção de rumo ante os riscos que se anunciam independentemente de tempo ou lugar. (...) No entanto, para a segurança e o desenvolvimento humanamente sustentado de qualquer organização é essencial, por exemplo, que todos os seus componentes, de alto a baixo, aprendam uma grande ciência: a ciência do diálogo"¹.

Por Émerson Damásio
1¹ Publicado por Paiva Netto no artigo Administrar é chegar antes.
² Reeducar – Para compreender melhor este conceito adquira o livro É Urgente Reeducar, de autoria do educador Paiva Netto.
Paiva NettoSite OficialReflexão sobre o Dia dos PaisPublicado em centenas de jornais, revistas e sites no Brasil e no exterior.Desumanidade gera desumanidade
Reflexões da Alma
Deus semeia o Seu Amor onde as Suas criaturas existirem. Agora, depende delas cultivá-lo ou não.

Um comentário:

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Bom dia!!
Hoje, um domingo maravilhoso estou fazendo uma visitinha,para te desejar muita paz e muita luz Divina no teu caminho, na tua vida e de seus familiares e amigos.Como reflexão deixo esse pensamento ( Mensagem Angels) ,para que possamos refletir e tomarmos como lição de vida. Abraços fica na paz e no amor de Jesus.
Andar com Fé
Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.
Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.
Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.
“Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.”
Tudo, menos o amor, pois este sempre viverá.
Amiga! Tenho selinho de presente pra você, passe lá no blog, se gostar pode trazer para o seu. Bjuss