Meus Amigos

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como espantar o medo? - Conclusão



O Cristo Ecumênico — o Divino Estadista — ensinou que, firmados em Seus ensinamentos, conseguimos superar o medo e alcançar uma vida segura, cheia de vitórias. Em Seu Evangelho segundo Mateus, 14: 22 a 33, encontramos o registro da passagem: Jesus anda por sobre o mar, nela é possível perceber, por meio da atitude corajosa de Pedro Apóstolo, discípulo do Divino Mestre, que mesmo o aparente impossível pode ser superado para quem confia em Jesus. Entretanto, andando sobre as ondas, o Apóstolo sentiu medo e caiu. Imediatamente, recorreu ao Amigo Celeste e foi resgatado, ensinando-nos outra grande lição. O medo é um desafio muitas vezes criado por nós mesmos e que pode chegar a nos impedir de continuar na nossa caminhada, se permitirmos. Pedro andava firmemente sobre as águas em direção ao Educador Celeste, mas por um momento se deixou abater e começou a afundar. No entanto, imediatamente, o Cristo estendeu-lhe a mão e apresentou a todos nós uma das maiores soluções para vencermos o medo: a Fé Realizante*².

Como o próprio nome diz, a Fé Realizante é aquela que, além de acreditar, age. Dessa forma, vai ganhando força dentro de nós e toma grande proporção diante do desafio que enfrentamos. Logo, quando menos percebemos, mesmo as grandes lutas podem ser superadas e vencidas. 

Aprendemos com o educador Paiva Netto que: "Ter medo é o mesmo que dizer a Deus: ‘Não creio em Ti, Senhor’. E isso jamais o faremos!". Portanto, para espantar o medo é preciso primeiramente acreditar e depositar nossa confiança em Jesus. E, em seguida, partir para a ação, aproveitando o amparo Divino e criando oportunidades no Bem, sem medo e dúvidas no co
Foto: Clayton Ferreiraração. 

Além disso, outra iniciativa importante é sempre buscar o conhecimento espiritual que o Cristo de Deus nos oferece por meio da Bíblia Sagrada. Com o olhar da Espiritualidade Ecumênica sobre tudo o que acontece em nossa vida, sempre conseguiremos nos libertar do medo, afinal, como ensinou Jesus em Seu Evangelho segundo João, 8:32: "Conhecereis a Verdade (de Deus) e a Verdade (de Deus) vos libertará". A respeito disso escreveu o jornalista Paiva Netto em seu artigo O discurso de Roosevelt e o Apocalipse: "Procuremos, como aconselha Roosevelt, ‘transformar recuo em avanço’, isto é, receio em conhecimento, portanto, em luz, mas sob a claridade da qual possamos, vencendo milenares temores, construir o mundo novo prometido por Deus".

João Evangelista aprendeu com Jesus e registrou em sua Primeira Epístola, 4:18, o fundamento para nos afastarmos do medo: "No amor não existe medo; antes, o perfeito Amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no Amor." Que possamos, então, por meio da Caridade, que é sinônimo de Amor, juntamente com a prece ─ a oração, a reza ou a meditação, como queira chamar esse gesto de integração no Criador ─ encontrar a força divina que há em nosso interior e aproximar de nossa conduta os Espíritos de Luz*³ que poderão nos ajudar a vencer. Agindo assim, com Fé Realizante, com certeza nossa vida melhorará sempre!

ENCONTRE FORÇAS NA RELIGIÃO DE DEUS
Participe das Reuniões Públicas da Religião Divina e fortaleça sua alma para os desafios diários. Consulte o endereço da Igreja Ecumênica da Religião de Deus mais próxima de você! Para outras informações, ligue 0300 10 07 940 (custo de ligação local + impostos).

_____________
Thaisa Barcellos é Jovem Militante da Boa Vontade de Deus e graduanda em Jornalismo.


*¹ Pensamento publicado no livro Reflexões da Alma, de autoria do escritor Paiva Netto.

*² Fé Realizante — Importante tese desenvolvida pela Religião de Deus, a qual Paiva Netto definiu e organizou como um dos Quatro graus iniciáticos da Fé, registrada em Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, vol.2, p.189.

*³ Espíritos de Luz — A Religião de Deus nos ensina a confiar na presença dos Anjos da Guarda, dos Espíritos de Luz. Esses Numes Tutelares são servidores de Deus que velam a cada dia pelo nosso crescimento e por nossa vitória, na matéria e no Espírito.









Um comentário:

Pathy Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.